Geral

Epagri retoma capacitação de pescadoras na modalidade on-line

A turma é formada por mulheres de 25 a 62 anos, dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Penha, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Bombinhas e Navegantes.

O curso Mulheres em Ação Flor-e-Ser, oferecido pela Epagri às agricultoras e pescadoras desde 2019, está sendo retomado neste mês com 31 pescadoras do Litoral Norte catarinense, depois de ser interrompido em 2020 devido à pandemia. A capacitação será realizada de forma híbrida, ou seja, a primeira etapa será de abril a junho na modalidade on-line. Já a segunda será em modo presencial no Centro de Treinamento em Joinville, quando as condições sanitárias permitirem e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

O curso é coordenado pelas extensionistas sociais do Centro de Treinamento da Epagri em Joinville, Ana Lúcia Ribeiro, e de Araquari, Daniela Guimarães Nunes. Segundo elas, o objetivo da capacitação é que as participantes tornem a atividade da pesca mais competitiva, usem o conhecimento adquirido para melhorar a qualidade de vida e sejam protagonistas nos mais diferentes segmentos da sociedade e em suas próprias famílias.

Ana Lúcia salienta que no decorrer do curso as pescadoras vão desenvolver planos de negócio que podem ser apoiados com recursos do programa Jovens e Mulheres em Ação, da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina. "O plano de negócio transforma essas mulheres não apenas no ponto de vista econômico, mas também no pessoal por meio do aumento de autoestima e da independência financeira. Esses benefícios vão além delas: suas famílias são beneficiadas de forma direta, pois os resultados refletem em todos do grupo familiar", ressalta Daniela.

A turma é formada por mulheres de 25 a 62 anos, dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Penha, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Bombinhas e Navegantes. As aulas serão distribuídas em 12 módulos ao longo do ano, com um total de 94 horas. O conteúdo terá temas relacionados aos eixos sociais, humanos, ambientais e empreendedorismo, como cooperativismo, turismo náutico, segurança na navegação, políticas públicas, seguridade social, mídias sociais, educação financeira, segurança alimentar. Os instrutores são técnicos da Epagri.

O curso Mulheres em Ação Flor-e-ser é oferecido gratuitamente pela Epagri, fomentado e financiado pelo Governo do Estado e por convênio específico para esta ação, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Programa Prefeitura nas Comunidades leva serviços públicos para perto da população Anterior

Programa Prefeitura nas Comunidades leva serviços públicos para perto da população

Um total de 1.596.226 doses contra a Covid-19 foram aplicadas no estado Próximo

Um total de 1.596.226 doses contra a Covid-19 foram aplicadas no estado

Deixe seu comentário