Entrevista Segurança Pública

Entrevista Capitão Andrade: Operação Stagnaire

As Polícias Militar (PM) e Civil (PC) deflagraram no dia 19 de janeiro a Operação Stagnaire para cumprir 13 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão. Todos os alvos são suspeitos de participar da onda de homicídios nos últimos 5 meses em São Francisco do Sul. Em 2022 o município já conta com quatro homicídios registrados, o maior número de mortes dos últimos anos. Em 2021 foram cerca de 15 assassinatos. O ano que mais teve homicídios foi em 2016, num total de 30 mortes durante o ano.

Participaram da operação 80 civis e militares, cachorros (canil) e helicópteros da PM e um da PC. A operação está em andamento e já foram apreendidos. De acordo com Capitão Andrade, a comunidade deve sempre ficar alerta.  2 armas de fogo e 6 kg de drogas. O jornal Correio Francisquense conversou com o Capitão Vinicius de Andrade da Polícia Militar de São Francisco do Sul sobre a Operação. 

1-Existem muitos usuários de drogas em São Francisco do Sul? Qual seria a mais consumida?

Dizer se é muito é algo subjetivo, tenho a impressão que sim. Muito! O problema é que quem consome acha um hábito inofensivo, mas a cadeia criminosa e assassina que a droga movimenta até chegar ao consumidor final devasta famílias e corrói a nossa sociedade. É preciso uma discussão séria sobre o tema drogas, sempre focado na capacidade real das nossas instituições de lidar com o assunto. A droga mais consumida é a maconha, mas o crack é o que mais destrói o usuário e sua família.

2-O que teria motivado tantas mortes?

As pesquisas estão em curso ainda. Autoria e materialidade estão mais claras, no entanto a motivação será melhor apurada. Desavenças, dívidas e poder dentro do tráfico são as motivações mais prováveis.

3-Os moradores de São Francisco do Sul precisam se manter alertas?

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública 96% dos crimes dolosos contra a vida homicídio tem como vítimas pessoas com algum envolvimento com drogas. Alertas todos devemos estar atentos para todos os riscos, lembrando que o trânsito e doenças cardíacas implicam em perdas de vidas tanto quanto os homicídios. 

4-O tráfico de drogas em São Francisco do Sul teria como objetivo abastecer a própria cidade ou enviar para fora do país, devido ao Porto?

Abastecer o mercado consumidor da própria cidade.

Equipe da Águas de São Francisco do Sul se reúne com moradores do Itaguaçu Anterior

Equipe da Águas de São Francisco do Sul se reúne com moradores do Itaguaçu

Em São Francisco do Sul muitos pais resistem a vacinação infantil Próximo

Em São Francisco do Sul muitos pais resistem a vacinação infantil

Deixe seu comentário