Jornais regionais

Encontro Regional da Adjori/SC celebra união dos jornais catarinenses

Primeiro encontro do ano aconteceu em Timbó e foi voltado para os jornais associados da região Vale, Alto Vale do Itajaí e Norte

Com o objetivo de reunir, aperfeiçoar técnicas e celebrar o jornalismo regional catarinense, a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) realizou no sábado (2), o encontro regional com associados. A primeira edição de 2022 contou com, aproximadamente, 60 pessoas, entre 30  jornais associados, membros da diretoria da Associação e autoridades estaduais e municipais. A data marcou a volta dos encontros presenciais após a pandemia.

Abrindo o evento, o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da integração entre os associados. "Estamos muito felizes em promover o primeiro encontro regional de 2022, esse evento que já é uma tradição da Adjori. Teremos palestras e conversas para melhorar ainda mais a qualidade da informação dos nossos jornais associados".

O primeiro encontro do ano aconteceu em Timbó, no auditório do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O evento foi voltado para os associados da região Vale, Alto Vale do Itajaí e Norte e foi organizado em parceria com o vice-presidente regional do Vale e Alto Vale do Itajaí, Evandro Loes, e da vice-presidente regional do Planalto Norte, Elisângela Schulka. O encontro contou com o apoio da Prefeitura de Timbó e do CIMVI. Ao longo do ano, a Associação realizará os encontros com outras regionais do estado.

O prefeito de Timbó, Jorge Augusto Kruger, destacou o papel do jornalismo para informar a população de Santa Catarina. "A autonomia dos setores públicos está aliada com quem leva uma informação de qualidade para a sociedade", enfatizou, agradecendo a parceria com a Adjori/SC. Além de Kruger, o prefeito do município Doutor Pedrinho, Hatwig Pershun, também prestigiou o evento.

Programação voltada para aperfeiçoamento

A primeira palestra do encontro regional trouxe a jornalista e coordenadora do Prêmio Adjori/SC de jornalismo, Rita Lombardi. Com experiência de 20 anos na Associação, Rita abordou o tema "como preparar materiais para prêmios jornalísticos", com dicas para reportagens de qualidade nos jornais.

O publicitário especialista em design, Arivaldo Hermes, palestrou sobre o projeto gráfico e diagramação nos jornais. "Tchô", como é conhecido, trouxe técnicas de padrão de design, dicas de estilo e tratamento de fotos, elementos importantes na qualidade dos jornais e transmissão das informações.

Na sequência, o diretor do CIMVI, Fernando Tomaselli , falou sobre o trabalho do Consórcio, parceiro da Adjori. O CIMVI é responsável pela implementação do programa de licenciamento ambiental otimizado entre os municípios do Médio Vale do Itajaí e o serviço de educação ambiental e a valorização de resíduos sólidos, através do projeto 'Parque Girassol' e o programa 'Vale Muito Cuidar'.

O secretário de comunicação do Estado de Santa Catarina, João Cavalazzi, não pôde estar presente e participou em forma de vídeo. Cavalazzi destacou o trabalho do presidente José Roberto Deschamps na defesa da Associação e a preocupação do Governo do Estado com os jornais impressos catarinenses.

CONFIRA O DEPOIMENTO DE JOÃO CAVALAZZI COMPLETO:

Emocionada, a diretora de comunicação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Lúcia Helena Vieira, falou sobre a parceria com os jornais associados da Adjori/SC e o papel do jornal impresso como uma referência de credibilidade. "O público da assembleia é o cidadão, ele está em todas as cidades. Por meio de vocês, que estão no interior, a assembleia e os deputados conseguem chegar em todos os públicos", complementou.

O encontro regional terminou com a palestra, por meio de vídeo, do gestor de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae/SC Spyrus Achilles. Na palestra sobre o mercado de venda e atratividade de clientes, o gestor destacou a necessidade dos veículos entenderem o ato de consumo e o dia a dia da sociedade local. Os associados seguiram para o almoço de confraternização oferecido pela Associação. A confraternização aconteceu na sede do Jornal Médio Vale e contou com música típica alemã e sorteio de brindes.

Águas de São Francisco do Sul completa 750 dias sem acidente de trabalho Anterior

Águas de São Francisco do Sul completa 750 dias sem acidente de trabalho

Prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e poder votar em outubro termina em 4 de maio Próximo

Prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e poder votar em outubro termina em 4 de maio

Deixe seu comentário