Tiradentes: PMSC presta homenagem ao patrono das polícias militares e civis do Brasil
Nesta quinta-feira (18) marca o retorno às aulas dos alunos das unidades da rede municipal e estadual de ensino depois de 11 meses afastados das escolas devido a 'Pandemia do Coronavírus' ocasionada por uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde e Vigilância Epidemiológica, todas as escolas seguem o Plano de Contingência Escolar para a Covid-19 (PlanCon) que define estratégias, ações e rotinas de respostas para o enfrentamento à pandemia.
Em São Francisco do Sul, na rede municipal de ensino, aproximadamente 6.300 alunos estão matriculados e divididos em 35 unidades escolares. Sendo 20 unidades na educação infantil (0 a 5 anos) e 15 unidades do Ensino Fundamental com alunos de pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental.
Segundo coordenadoria da Secretaria Municipal de Educação, os alunos do Ensino Fundamental serão divididos em 2 grupos para atender o PlanCon municipal, recomendações às medidas sanitárias de até 50% da capacidade.
"Cabe ressaltar que a divisão das turmas poderá ser alterada levando em consideração a capacidade da sala de aula, bem como a quantidade de alunos que retornarão no presencial. As atividades escolares para estes alunos estarão divididas em presenciais (tempo-escola) nas quais os educandos irão receber dos professores os direcionamentos pedagógicos necessários para efetuar as atividades de cunho remoto (tempo-casa), e orientação de todos os protocolos de segurança sanitária para evitar e combater a proliferação do novo coronavírus (COVID-19)" afirma Secretaria Municipal de Educação.
Ainda segundo Secretaria municipal da Educação, os alunos da Educação Infantil (0 a 5 anos) serão atendidos presencialmente todos os dias em único turno, (matutino ou vespertino) permanecendo quatro horas na unidade escolar, com exceção das turmas que possuem um número elevado de crianças matriculadas que ultrapassam o limite de segurança estabelecido no PlanCon da unidade escolar, neste caso, será verificado a melhor forma de atendimento respeitando as normas de segurança.
Os pais ou responsáveis poderão optar em manter ou não a criança/estudante frequentando presencialmente ou de forma totalmente remota (por conteúdo digital ou apostila) as atividades pedagógicas do seu ano escolar, mediante assinatura do termo de responsabilidade escolar. Os alunos de educação especial receberão também o atendimento respeitando as especificidades de cada estudante.
Cada unidade escolar tem seu PlanCon específico homologado pelo comitê municipal (gerenciamento de risco) para assim poder atender de forma presencial com segurança os educandos.
O transporte e a alimentação escolar também serão adaptados visando as condições de atendimento dos protocolos sanitários previstos no PlanCon Municipal.
"O planejamento das atividades escolares está pautado em três frentes: A reorganização do espaço físico e a adoção de medidas sanitárias de higiene; o acolhimento dos professores e alunos; e a avaliação diagnóstica para definição de estratégias para recuperação da defasagem na aprendizagem. " Afirma o Gerente de Ensino Rodrigo Graf.
Importante
A Prefeitura de São Francisco do Sul, juntamente com a Secretaria de Educação, solicita para que os pais e/ou responsáveis não enviem para a escola os alunos com qualquer sintoma gripal ou sem a assinatura no termo de compromisso nas unidades escolares.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone: (47) 3471-2265
--
Deixe seu comentário