AGRICULTURA

Dia do Agricultor: projetos e dificuldades para a continuidade da atividade

No dia 28 de julho se comemora o Dia do Agricultor. Alguns estudos dizem que a atividade surgiu 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Com o crescimento populacional, cada vez mais as atividades agrícolas assumem um papel de extrema importância diante da necessidade de abastecimento para alimentação da população.

Mas mesmo diante de tamanha responsabilidade, algumas preocupações têm surgido nos últimos anos. É o que afirma o Extensionista Rural Claudio Sérgio de Souza, da EPAGRI de São Francisco do Sul. ''Nossos agricultores estão envelhecendo e a sucessão familiar não está acontecendo o que nos começa a preocupar com a continuidade da atividade ao longo dos anos'', comenta.

Claudio ainda aponta outra preocupação, a ampliação dos territórios urbanos. ''Outra adversidade enfrentada por eles é a expansão urbana trazendo dois impactos um positivo que a proximidade do consumidor mas negativamente diminuição das área produtivas'', afirma.

O Engenheiro Agrônomo na Prefeitura de São Francisco do Sul, Horacio Schowchow, tem percebido as mesmas dificuldades. ''Estamos enfrentando há anos na agricultura familiar um processo de envelhecimento dos produtores ,enquanto os jovens migraram para atividades urbanas e industriais acarretando em uma falta de mão de obra nas propriedades'', afirma.

Produção Rural na cidade

Segundo levantamento com base na emissão de nota fiscal de produtor rural, São Francisco do Sul conta com 155 produtores rurais desenvolvendo as mais diversas atividades, desde a criação de animais até a produção de plantas ornamentais.

''No munícipio existe a Secretaria municipal de Pesca , Agricultura e Assuntos Portuários que através da Diretoria de Pesca e Agricultura atende aos produtores rurais e principalmente a agricultura familiar'', conta Horacio.

Muitas atividades ainda são pouco exploradas pelos agricultores. Claudio revela que existem algumas lacunas que podem ser preenchidas, uma ''atividade que tem um grande potencial de desenvolvimento para o setor da agricultura é o turismo rural hoje pouco explorado por eles'', diz.

A EPAGRI, por sinal, é uma parceira direta da prefeitura no desenvolvimento da atividade. Existem pelo menos 12 projetos e atividades em andamento na cidade para atender as demandas dos agricultores e produtores, incluindo o apoio a hortas escolares e comunitárias, uma atividade que vem crescendo muito em outros países.

A cidade de Les Avanchets, em Genebra, na Suíça, tem sido exemplo desta atividade. Praticamente todo o morador tem uma horta na sua propriedade com os alimentos que mais gosta e tem mais facilidade de cultivar. A cidade tem sido exemplo para a Europa e para o mundo na área.


Comercio é local

Buscando maior valor agregado aos seus produtos, os produtores acabam vendendo na cidade. Claudio conta que ''a maioria dos produtores praticam a venda direta ao consumidor agregando com isso maior valor na produção''.

Secretaria de Saúde de SFS realiza dia 'D' da Hepatite Anterior

Secretaria de Saúde de SFS realiza dia 'D' da Hepatite

Saúde anuncia ações de prevenção à varíola dos macacos em Santa Catarina Próximo

Saúde anuncia ações de prevenção à varíola dos macacos em Santa Catarina

Deixe seu comentário