Defesa Civil

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 15 cidades do país

Municípios ficam nas regiões Norte, Nordeste e Sul do País. Em 14 deles, a causa foi a estiagem

Brasília (DF), 7 de junho - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nesta segunda-feira (7), a situação de emergência em 15 cidades do País por conta de desastres naturais.

Na Região Nordeste, as cidades de Acari, Cerro Corá, Felipe Guerra, João Dias, Rafael Fernandes, Rodolfo Fernandes, São João do Sabugi e Severiano Melo, no Rio Grande do Norte, e Jacaraci, Queimadas e São Gabriel, na Bahia, tiveram a situação de emergência decretada devido à estiagem.

Na Região Sul, três cidades obtiveram o reconhecimento federal também por estiagem: Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, e Águas de Chapecó e São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina.

Já Anori, no Amazonas, teve situação de emergência decretada devido às inundações que atingem diversos municípios do estado.

Acesso a recursos

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no Diário Oficial da União (DOU), o estado ou o município pode solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil Nacional também repassou mais de R$ 4 milhões em recursos para municípios atingidos por desastres naturais.

PMSC ultrapassa 500 mil fiscalizações contra a Covid-19 Anterior

PMSC ultrapassa 500 mil fiscalizações contra a Covid-19

Boletim Coronavírus São Francisco do Sul - 14 de setembro de 2021 Próximo

Boletim Coronavírus São Francisco do Sul - 14 de setembro de 2021

Deixe seu comentário