Judiciário

Cidadão vai poder avaliar pela internet serviços prestados pelo TRT-SC

O TRT-SC lançou nesta sexta-feira (19) sua nova Carta de Serviços, documento que reúne todos os serviços disponibilizados pelo órgão ao cidadão. A novidade é que as informações foram migradas da versão PDF para o formato HTML, totalmente web, abrindo a possibilidade de o serviço ser avaliado de forma on-line.

As avaliações serão enviadas à Ouvidoria, que fará a compilação das respostas para posterior tomada de decisão da Administração sobre melhorias em serviços que sejam mal avaliados. 

São ao todo 52 serviços segmentados em 11 categorias: ouvidoria e acesso à informação, sistema PJe, certidões e declarações, plantão judiciário, consultas, precatórios, processos físicos e arquivados, outros serviços processuais, serviços de informação, comunicação e pesquisa, protocolo de petições e cadastros. Além dessa segmentação, o cidadão pode acessar o grupo "Todos os Serviços" e ali procurar o que precisa, caso não consiga identificar a categoria. 

Leia mais: https://bit.ly/3pGSds5 

Exigência legal

A Carta de Serviços é uma exigência imposta a todos os órgãos públicos pela Lei 13.460/2017 (arts. 7º e 23), que trata da participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. Além da descrição dos serviços, o documento deve conter a forma e os requisitos necessários para acessá-los, horário de atendimento, informar se existe mais de uma etapa de processamento do pedido e prazo de resposta. O art. 23 da Lei também determina que os serviços expressos na Carta recebam avaliação periódica. 

Para o público interno, a Carta serve ainda como uma boa fonte de consulta durante um atendimento telefônico ao cidadão, por exemplo, evitando que a ligação seja repassada para uma outra área em questões de pouca complexidade. 

A Carta de Serviços está hospedada no menu Ouvidoria e também na linha de ícones inferiores do portal do TRT-SC. 

 

Retorno das atividades presenciais em Santa Catarina é autorizado Anterior

Retorno das atividades presenciais em Santa Catarina é autorizado

PGE apresenta pedido para que Justiça autorize volta às aulas em Santa Catarina Próximo

PGE apresenta pedido para que Justiça autorize volta às aulas em Santa Catarina

Deixe seu comentário