Academia Joinvilense de Letras lança 6º Concurso Literário e Livro Digital de 100 estudantes de Joinville reconhecidos nas edições 2023 e 2024

Dia Mundial do Livro (23 e abril): Em um país onde prevalece uma população de não-leitores – conforme apontou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2024 – o Dia Mundial do Livro não pode ser esquecido.

Por isso, a data foi escolhida pela AJL (Academia Joinvilense de Letras) para os lançamentos do 6º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira e do Livro Digital com quase 100 textos de estudantes de Joinville que se destacaram nas edições de 2023 e 2024. Com a publicação desta coletânea, dezenas de jovens estudantes de Joinville tornam-se coautores de um livro com ficha catalográfica e registro junto à Câmara Brasileira do Livro.

O evento, realizado na Biblioteca Pública Rolf Colin, contou com a presença de escritores, diretores de escolas, estudantes premiados em edições anteriores do Concurso Literário e de diversas autoridades: vereadora Tania Larson, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Joinville; Marcelo Virmond Vieira, Secretário Municipal de Planejamento e filho do acadêmico Carlos Adauto Vieira – que empresta seu nome ao Concurso Literário; Sonia Paul, Coordenadora Regional de Educação; Simone Schramm, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação e Giane de Oliveira, Diretora Executiva da Secretaria de Educação.

O Concurso Literário Carlos Adauto Vieira é uma iniciativa que reconhece e premia o talento de jovens escritores joinvilenses, dos ensinos Fundamental e Médio, em diversos gêneros literários. Nesta sexta edição, foi criada uma categoria especial para reconhecer também os melhores textos de alunos dos municípios atendidos pela Coordenadoria Regional de Educação. “A união da sociedade para estimular a escrita e a leitura junto às novas gerações é um importante passo para Joinville fazer a diferença”, destaca o presidente da AJL, Onévio Zabot.

“Participar do concurso foi uma forma de alimentar ainda mais essa paixão que corre nas minhas veias desde sempre. Algo que está em mim há tanto tempo que, ousando usar um certo exagero poético, parece até que veio programado no meu código genético”, destaca Maria Fernanda Budal Arins, de 17 anos, uma das autoras do Livro Digital, lançado hoje. Ela foi campeã por duas vezes seguidas do Concurso Literário - a primeira no Ensino Fundamental, na Categoria Redação, e a segunda, no Ensino Médio, na Categoria Crônica (texto que pode ser lido no livro).

Idealizado pela Academia Joinvilense de Letras, o Concurso Literário Carlos Adauto Vieira é uma iniciativa em prol da escrita e da leitura que vem consolidando sua importância graças ao apoio de diversos parceiros: o curso de Letras da Univille, a Secretaria Municipal de Educação de Joinville, a Coordenadoria Regional de Educação, a Associação Wolfgang Goethe e a biblioteca Rolf Colin, que abriu suas portas para sediar o lançamento.

O edital do Concurso Literário Carlos Adauto Vieira pode ser acessado no site da AJL. O livro, com capa do aluno John Cláudio Dalcin, do Ceeduc pode ser acessado nos sites Manuscritos Editora (parceira do projeto); Biblioteca Pública Rolf Colin e Academia Joinvilense de Letras.

Acesse e conheça jovens autores de Joinville
Concurso Literário Carlos Adauto Vieira 2023-2024| manuscritos-editora

Academia Joinvilense de Letras lança 6º Concurso Literário e Livro Digital de 100 estudantes de Joinville reconhecidos nas edições 2023 e 2024 Anterior

Academia Joinvilense de Letras lança 6º Concurso Literário e Livro Digital de 100 estudantes de Joinville reconhecidos nas edições 2023 e 2024

A morte do Papa Francisco: Legado, cortejo e a escolha de um novo líder para a Igreja Católica Próximo

A morte do Papa Francisco: Legado, cortejo e a escolha de um novo líder para a Igreja Católica

Deixe seu comentário