Tour virtual: Passeie pelo Museu Nacional do Mar sem sair de casa

O Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, por meio de recurso áudio visual, acabada de ganhar um ‘visualizador em 3D virtual’ onde navegadores do mundo inteiro podem acessar um dos mais importantes acervos da América Latina que abriga diversas embarcações originais distribuídas em salas temáticas, expondo os mais expressivos barcos do país. Entre as peças do acervo, estão mais de 91 barcos em tamanho natural, cerca de 150 peças de modelismo e artesanato naval.

O Museu Nacional do Mar agora pode estar no olhar de qualquer pessoa do planeta. Embarque nessa experiência, faça uma visita por meio de um link online http://visitesaofranciscodosul.com.br/c/tour-virtual-do-museu-nacional-do-mar

O lançamento do Tour Virtual do Museu Nacional do Mar ocorreu na noite de ontem (15) no Hotel Villa Real com a presença de executivos do Terminal TESC, empresa investido do Tour Virtual, autoridades e professores das escolas da rede municipal e estadual de ensino.

Para o diretor presidente do TESC, Paulo Caprioli, envolver os professores da rede de ensino é de suma importância para o fortalecimento da cultura e ações como esta, de trazer o patrimônio histórico mais perto das pessoas, só fortalece os movimentos para que todos lutem para manter de pé um patrimônio tão valioso como o Museu nacional do Mar.

A plataforma do Tour Virtual faz parte do Projeto Integrado de Educação Patrimonial (PIEP) do Terminal  Santa Catarina (TESC) o qual foi estabelecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como uma das condicionantes no processo de Licenciamento junto ao IBAMA, para emissão da Licença de Instalação do Projeto de Grãos do TESC. O projeto integrado tem ações voltadas em 3 eixos principais: Eixo 1 – Professores da Rede Municipal de Ensino; Eixo 2 – Trabalhadores do TESC e; Eixo 3 – Sociedade em Geral.

Para o diretor administrativo-financeiro Fábio Mota, a criação do Tour Virtual é uma ação de educação patrimonial que visa oferecer a comunidade e a todas as pessoas o acesso a história, ao acervo, a tudo que o Museu dispõe e que neste momento não está sendo possível observar. “A intenção, além de promover a educação patrimonial e conhecimento cultural, é permitir que as novas gerações através de recursos de tecnologia possam conhecer as histórias, possa se interessar pela cultura e pelo patrimônio histórico da cidade e que seja um atrativo para assim que o Museu estiver aberto ele possa também conhecer in-loco tudo aquilo que e teve oportunidade de conhecer antecipadamente nesse tour virtual”, disse Mota.

Toda apresentação do Tour Virtual do Museu Nacional do Mar foi realizada pelo arquiteto e urbanista, idealizador do Museu Nacional do Mar, o consultor da empresa Mosaico Serviços Sócio Ambientais, Dalmo Vieira Filho, que aproveitou para discorrer sobre cada obra exposta nas salas com suas memórias, resgatando todo processo de planejamento, aquisição e cuidado com os acervos evidenciando a obra em maquete da cidade de São Francisco do Sul, retratada em miniaturas feitas pelas mãos do artista e escritor Cony Baugarten, entre outras histórias que elevam o valor histórico e patrimonial do Museu Nacional do Mar.

Nesse momento em que o Museu se encontra fechado para início das obras de restauro e revitalização, para os idealizadores, o Tour Virtual torna-se ainda mais relevante, no sentido de não se fazer perder a visibilidade e o interesse da sociedade pelo Museu Nacional do Mar, contribuindo assim, para valorização do nosso rico Patrimônio Histórico e Cultural.  

Carnaval 2023: Polícia Militar inicia Operação Alegria nesta sexta-feira Anterior

Carnaval 2023: Polícia Militar inicia Operação Alegria nesta sexta-feira

Obras de ampliação da rede coletora de esgoto, em São Francisco do Sul, seguem em quatro ruas Próximo

Obras de ampliação da rede coletora de esgoto, em São Francisco do Sul, seguem em quatro ruas

Deixe seu comentário