SANEAMENTO BÁSICO

Mapas 3D e inteligência artificial: conheça as novidades da Aegea SC

Focada nos recursos tecnológicos que são criados para melhorar o desempenho de empresas e serviços, a AEGEA SC vem implementando a metodologia Building Information Modeling (BIM) combinado com as boas práticas de gestão de ativos (ISO 55.001) em todo o seu sistema de abastecimento e também esgotamento sanitário. Para entender mais sobre essa novidade, conversamos com o líder do programa Infra Inteligência da Aegea, Wagner Carvalho.

Durante a entrevista ele explica o que é esta nova tecnologia e porquê os mapas em três dimensões são importantes para as unidades catarinenses. Confira tudo sobre mapeamento digital: 

1 - O que é o trabalho de Infra Inteligente da Aegea SC?

O trabalho Infra Inteligente de identificação e verificação dos ativos físicos vem sendo desenvolvido por todas as concessionárias da Aegea SC, como Águas de Bombinhas, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de São Francisco do Sul. As empresas estão implementando a metodologia Building Information Modeling (BIM) em todo o seu sistema. Um dos principais objetivos desse método é de alinhar estratégias entre negócios e operações da empresa. O BIM nada mais é do que um sistema inteligente de gestão que consegue abranger qualquer tipo de decisão dentro de uma empresa: desde as etapas de planejamento de obras, concepção, análise, documentação, fabricação, acompanhamento, operação e manutenção, por exemplo.

2 - Do que consiste este trabalho?

Existe um lema que diz 'devemos conhecer para operar', e é isso que estamos colocando em prática. Todo o sistema das concessionárias catarinenses vêm sendo mapeados e digitalizados. O mapeamento do sistema vem sendo realizado com a ajuda de drones, câmeras em alta resolução, imagens 3D, tudo isso será computadorizado e digitalizado para acesso da empresa. Vale ressaltar que a Aegea SC está sendo precursora em levar o BIM para as infraestruturas de saneamento básico, primeiro com o Gêmeo Digital da ETE Ubatuba, reconhecida pelo CREA SC no anuário BIM de Infraestruturas, e agora com a implantação do Infra Inteligente na digitalização 3D de todas as plantas e estruturas de saneamento das concessionárias de Santa Catarina. O anuário, inclusive, está disponível no link: https://portal.crea-sc.org.br/wp-content/uploads/2022/05/ANUA%CC%81RIO-BIM-CREA-2021-DIGITAL.pdf 

3 - Quais os benefícios deste novo modelo de trabalho?

A grande vantagem para a população é a agilidade que as equipes ganham com essa digitalização. Será possível acessar os mapas de um celular, por exemplo. A previsão é de que o mapeamento seja concluído ainda mês de setembro e, a partir daí, o trabalho deve ser refinado pela equipe e 100% concluído até o mês de outubro.

4 - Ele vai beneficiar as quatro unidades?

Sim, todas as unidades estão se adaptando a este novo sistema. O mais interessante é que a população também vai poder conhecer esse trabalho. A ideia é exibir os mapas, por meio de óculos de visão tridimensional, aos moradores e visitantes que frequentam e conhecem as instalações da concessionária. As visitas virtuais permitem o entendimento pleno das instalações. Pelo uso dos óculos de realidade virtual é possível entrar em todas as partes da instalação, até mesmo em locais que não é possível visitar em campo, como por exemplo o subsolo com todas as tubulações, e até dentro dos tanques que nas instalações de campo que estão totalmente preenchidos com efluentes.

Famílias em situação de vulnerabilidade social podem ser beneficiadas com doação de caixas d´água Anterior

Famílias em situação de vulnerabilidade social podem ser beneficiadas com doação de caixas d´água

Óleo de fritura pode ser entregue em 10 pontos de coleta do Programa de Olho no Óleo da Águas de São Francisco do Sul Próximo

Óleo de fritura pode ser entregue em 10 pontos de coleta do Programa de Olho no Óleo da Águas de São Francisco do Sul

Deixe seu comentário