Saneamento Básico

Águas de São Francisco do Sul intensifica pesquisas para identificar vazamento ocultos

A Águas de São Francisco do Sul está realizando um trabalho preventivo (geofonamento) a procura de vazamento ocultos na rede de distribuição de água em todos os bairros da cidade. O trabalho faz parte da rotina de serviços da concessionária, mas, desta vez, tem maior abrangência do que as edições anteriores. As investigações começam a partir das 5h, sendo retomada à noite nos locais com muito barulho ou outro tipo de interferência, que possa afetar o resultado do estudo.




Bruna Sedrez, supervisora do projeto de perdas da Águas de São Francisco do Sul, esclarece que o principal objetivo do geofonamento é encontrar vazamentos ocultos e, por consequência, identificar também irregularidades nas ligações de água e consertá-las, reduzindo as perdas de água e melhorar o abastecimento.

A pesquisa é feita por meio de haste de escuta e geofone eletrônico, equipamento que funciona de forma semelhante ao estetoscópio utilizado pelos médicos. "O trabalho começa encostando a haste de escuta em todos os cavaletes da rua para identificar se existe algum ruído suspeito. Caso tenha, é retornado na região com o equipamento geofone e identificado se é um ruido de água e da onde está surgindo", explica Bruna.

A supervisora lembra também que vazamentos ocultos ocorrem ao longo da rede, sendo comum a todo sistema, e a forma eficiente e mais tradicional de encontrá-los é utilizando a pesquisa com geofone. De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNISO), ano base de 2020, o país perde 40, % de toda água potável captada nos sistemas de distribuição. Desde que assumiu os serviços, a concessionária já reduziu em mais de 10% o índice de perdas registrados no município.

Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) lança o 23º Prêmio Fritz Müller Anterior

Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) lança o 23º Prêmio Fritz Müller

Água que chega às torneiras dos francisquense passa por rígido controle de qualidade Próximo

Água que chega às torneiras dos francisquense passa por rígido controle de qualidade

Deixe seu comentário