Prefeitura de Joinville lança campanha para combater abandono de animais

Quem adota um animal de estimação, precisa saber que a responsabilidade pelo cuidado com ele é para a vida toda. Mas, infelizmente, o que ONGs, protetores independentes e o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville percebem, principalmente no período de festas de fim de ano, é um aumento na quantidade de abandono desses bichinhos.

É justamente para conscientizar e combater essa prática que, a partir desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) e Secretaria de Comunicação (Secom), inicia uma campanha de conscientização e combate ao abandono de animais domésticos.

O mote da campanha deste ano é “Seja responsável, o abandono de animais é crime”. O vídeo mostra uma família que está arrumando a mala para viajar e o gatinho e o cachorrinho estão por perto, por vezes, entrando dentro da mala.

A mensagem é clara, ao afirmar que a viagem em família só é completa quando todos embarcam, inclusive os animais que são colocados na caixinha de transporte. Além do vídeo, a campanha publicitária terá peças para mídias digitais e rádios. A campanha será exibida até o dia 31 de dezembro.

“Esse trabalho de conscientização é muito importante. Neste mês temos o Dezembro Verde que marca justamente essa reflexão que todos precisamos fazer sobre a responsabilidade com os bichinhos. Além do não abandono, precisamos ficar atentos a outras questões como manter os animais em um local protegido e que eles não fiquem estressados nas festas de fim de ano. Outra dica bem importante é manter sempre o animal em um local com sombra, ração e água, para que ele possa se proteger livremente do calor”, explica a gerente do CBEA de Joinville, Elisabet de Souza.

É importante reforçar também que a Lei Complementar no 84/2000, que integra o Código de Posturas do Município, proíbe a queima de fogos de artifício, bombas, buscapés, morteiros e outros fogos perigosos em logradouros públicos ou em janelas e portas voltadas para as vias. A legislação também traz outras restrições referentes a esse tema que têm como foco o cuidado com os animais.

Confira outras dicas do CBEA

- Evite passeios com o pet em horários de calor intenso, pois isso pode causar queimadura nas patas
- Durante o réveillon, os animais devem permanecer em um local fechado, na companhia dos tutores para que se sinta protegido
- Não deixe o animal preso em correntes, pois com medo, ele pode tentar pular muros e acabar se machucando
- Lembre-se das coleiras de identificação, elas são fundamentais para evitar desaparecimentos
- Ambientes com pouca luz tendem a deixar os animais mais tranquilos
- Caso o animal escolha o um local para se esconder, deixe que ele permaneça ali, observando sempre o estado de saúde do bichinho
- Alimentar o animal no momento da virada ou deixar os brinquedos preferidos à disposição são boas estratégias para tranquilizá-los
- O transporte de animais deve ser feito de maneira correta, utilizando a caixa de transporte individual fixada no veículo, ou o cinto de segurança para pets, que é o peitoral e guia adaptada.

Cantata de Natal em São Francisco do Sul terá espetáculo do Coral Arte Maior Anterior

Cantata de Natal em São Francisco do Sul terá espetáculo do Coral Arte Maior

São Francisco do Sul consolida liderança em turismo sustentável com Bandeira Azul Próximo

São Francisco do Sul consolida liderança em turismo sustentável com Bandeira Azul

Deixe seu comentário