MEIO AMBIENTE

26 de Julho: Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

Proclamado na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2015, o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais marca a importância deste ecossistema, elucidando a importância econômica e ecológica da biodiversidade de sua fauna e flora. O manguezal é um ecossistema de transição entre os ambientes marinho, dulcícola e terrestre. Este frágil e importante ecossistema teve sua área original reduzida à metade em quase 40 anos. Os manguezais ainda oferecem diversos serviços ecossistêmicos, que são os benefícios que nós recebemos da natureza.

Além de atuarem como uma barreira natural protegendo a zona costeira contra tsunamis e o aumento do nível do mar, os manguezais também são responsáveis por ajudar na regulação climática. Estudos demonstram que os manguezais podem ser até 10 vezes mais eficientes do que os ecossistemas terrestres na absorção e armazenamento de carbono a longo prazo, tornando-os uma solução crítica na luta contra as mudanças climáticas.

A fauna também depende diretamente da existência dos manguezais. Conhecido como o berçário da vida marinha, as grandes raízes de mangue fornecem proteção aos filhotes de diversas espécies de peixes, que muitas vezes possuem o manguezal como ambiente para reprodução. Outros animais como aves, mamíferos, crustáceos e répteis também tem o manguezal como seu habitat.

O ecossistema de manguezal ocorre apenas em clima tropical e subtropical, ou seja, não podemos encontrar manguezal nas regiões mais frias do planeta. O Brasil é um dos países com maior extensão de manguezal do mundo e a Baía Babitonga abriga cerca de 80% dos manguezais do estado de Santa Catarina.

O Art. 4° da Lei Federal nº 12.651/2012 do Código Florestal Brasileiro considera o manguezal e toda sua extensão como Área de Preservação Permanente - APP. A destruição ou degradação desse ambiente é crime. A falta de conhecimento e cuidado da população, tem destruído e impactado negativamente esse importante ecossistema. Ajude a preservar.

#manguezais #comitebabitonga #educacaoambiental #ods

Fonte:

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco

Por www.comitebabitonga.org.br

Você conhece o programa Portas Abertas? Anterior

Você conhece o programa Portas Abertas?

Entenda o que é a Cobrança de Tarifa por Disponibilidade da Rede de Esgoto Próximo

Entenda o que é a Cobrança de Tarifa por Disponibilidade da Rede de Esgoto

Deixe seu comentário