Visita Americana

São Francisco do Sul recebe primeiro cruzeiro de luxo

  • Divulgação: Prefeitura de São Francisco do Sul -

Cruzeiro de luxo Seven Seas Explorer aporta na cidade com turistas americanos

Nesta sexta-feira (25), São Francisco do Sul recomeça ainda timidamente a receber navios de passageiros e, pela primeira vez, será um cruzeiro de luxo. O Seven Seas Explorer, que tem capacidade para 750 passageiros e 542 tripulantes, traz um público americano para a cidade com faixa etária entre 60 a 80 anos. A Secretaria de Turismo estima que 80% dos passageiros e 30% da tripulação desçam para conhecer a cidade histórica e movimentem a econômia em aproximadamente R$ 200 mil.

Os cruzeiristas ficarão das 8h às 18h aproveitando destinos dentro da cidade e de municípios próximos como Joinville e até Blumenau. As ofertas de passeios serão feitas tanto pela agência de viagens de receptivo oficial do navio, Nascer e Turismo, como por profissionais da própria cidade. "A gente se organizou aqui com o pessoal do Núcleo de Hospitalidade da Associação Comercial, com o curso de guias do IFC, os taxistas, vans e o pessoal das escunas", explica Jamille Douat, secretária de Turismo, sobre a preparação com a comunidade para receber os passageiros.

Pela agência serão oferecidos três destinos: um para Enseada, outro passeio será de meio período no Centro Histórico e outra metade do dia em Joinville, e há uma terceira opção para Blumenau. Já com os profissionais do município os principais passeios serão um Walking Tour guiado pelo Centro Histórico de 2h; um Beach Tour panorâmico com parada no Forte Marechal Luz e no Toten do Sou+São Chico. E outro Beach Tour com parada nas praias da Enseada e Prainha.

Rota dos cruzeiros

Ainda é um pouco distante a possibilidade de São Francisco do Sul estar na rota dos principais cruzeiros em operação na costa brasileira. Isso por condições técnicas. Desde a temporada 2010/2011 em que a cidade recebeu 32 navios, os cruzeiros aumentaram de tamanho e a Baía Babitonga não tem fundeio próximo que permita navios desse porte. "O MSC Seaview que está vindo para Balneário Camboriú tem 330 metros de comprimento, então a gente hoje está sem condições técnicas de receber esses navios maiores. Parece piada com uma Baía desse tamanho, mas a gente tem uma atividade portuária intensa, então tem a questão de áreas de manobra, de pontos de fundeio. E a gente tem rochas, tem pedras no fundo da Baía [...] os nossos pontos de fundeio, principalmente esse aqui que fica próximo ao Terminal, permite algo em torno de 210 metros."

Possibilidades

Jamille explica que agora o foco é receber esses cruzeiros um pouco menores, como o Seven Seas Explorer. O único porém é que eles são de rotas internacionais e a frequência deles é bem menor. "Então a gente não consegue ter uma frequência maior, são poucos esses navios que estão passando pela costa brasileira numa rota internacional", conta a secretária.

Outra possibilidade, discutida na visita de representantes da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA/ Brasil) e a empresa armadora MSC Cruzeiros, é que os armadores, que precisam de novos destinos e veem São Francisco como possibilidade de embarque para o mercado do sul do país, tentem designar navios um pouco menores para cidade.

Ainda a Secretaria de Turismo, junto com a Marinha do Brasil, o Porto de São Francisco do Sul e a praticagem estão elaborando estudos para ampliar a capacidade desses pontos de fundeio. "Deve ser contratado uma nova batimetria desses pontos de fundeio, que são esses estudos náuticos pra gente ver essa situação das pedras, ver se elas não se movimentaram e ver se consegue ampliar. Até abril, maio, poderemos ter boas notícias", conclui.


SCPAR Porto de São Francisco do Sul realiza o encontro 'Prestando Contas' Anterior

SCPAR Porto de São Francisco do Sul realiza o encontro 'Prestando Contas'

Presidente da CIECBC estará na cidade para identificar oportunidades entre Brasil e China Próximo

Presidente da CIECBC estará na cidade para identificar oportunidades entre Brasil e China

Deixe seu comentário