Novos negócios

São Francisco do Sul lança programa Cidade Empreendedora

  • Divulgação -

Programa será desenvolvido ao longo de um ano e meio com 26 atividades internas e externas para melhorar o ambiente de negócios

Ontem (3), aconteceu o lançamento do programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura de São Francisco do Sul e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Santa Catarina, no plenário da Câmara de Vereadores, na presença de autoridades e representantes de entidades.

O programa será desenvolvido ao longo de um ano e meio com 26 atividades distribuídas em áreas como Desburocratização, Sala do Empreendedor, Revisão do Processo de Compras Governamentais, Planejamento Estratégico do Turismo e o Município em Números. "São Francisco do Sul foi selecionada para receber este projeto. Dados da cidade apontam que 99% das empresas constituídas aqui são pequenos negócios e empregam 48% da mão de obra do município. Isso demonstra a força do pequeno negócio. A responsabilidade do Sebrae, agora em conjunto com a Prefeitura, é que essas empresas cresçam", relata Celso Orlando Pirmann, gerente de projetos do Sebrae.

A iniciativa vai envolver nove consultores especializados do Sebrae, equipe da Prefeitura, empresários e professores que permitirão a continuidade do projeto. "Nós estamos desenvolvendo este trabalho agora, mas o fruto dessas ações ficarão. A metodologia do Sebrae estará nas escolas, nas mãos do empreendedor e da comunidade. A cidade merece uma parceria como essa", destaca o vice-prefeito Walmor Berretta Júnior. 

Para o gerente regional do Sebrae Norte, Jaime Arcino Dias Júnior, para se chegar à transformação do município que se deseja, é preciso ter o envolvimento de todos. "Precisamos da integração do poder público, empresas e entidades. Contamos com vocês! O que depender do Sebrae, teremos os melhores resultados".  

O Programa Cidade Empreendedora passa agora por uma fase colaborativa entre a equipe da Prefeitura e de consultores do Sebrae com identificação dos processos internos para revisão, desburocratização e simplificação. "O Programa faz parte de uma construção contínua de modernização da gestão pública e de ampliação do potencial empreendedor da nossa cidade. Um processo que já iniciou há dois anos que será elevado a um novo patamar a partir de agora. Na formação das equipes envolvidas, estão sendo privilegiados os funcionários de carreira, pois, reforçando, trata-se de um processo contínuo e de ações que vão do curto ao longo prazo", diz o secretário de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários, César Adriano da Cruz.

Ministério publica portarias que alteram poligonais de 16 portos organizados do Brasil Anterior

Ministério publica portarias que alteram poligonais de 16 portos organizados do Brasil

Programa Cidade Empreendedora será lançado na Câmara após sessão Próximo

Programa Cidade Empreendedora será lançado na Câmara após sessão

Deixe seu comentário