Consumidor

Para evitar fraudes, consumidores podem monitorar o próprio CPF

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Serviço gratuito garante mais segurança após o Carnaval. Feriado registra aumento de perdas e roubos de documentos e cartões

Um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 21% dos brasileiros foram vítimas de fraudes ou transtornos no Carnaval do ano passado. As principais ocorrências são perda, furto ou roubo de documentos e cartões. Na maioria dos casos, a consequência foi receber uma fatura de uma compra indevida. 

Para evitar esse tipo de problema, o SPC Brasil oferece um serviço gratuito de proteção dos dados. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, o consumidor pode comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento da entidade com o boletim de ocorrência em mãos. Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema e impedem compras indevidas.

O nome do serviço é SPC Alerta de Documentos."Se algum estelionatário tentar se passar pelo consumidor utilizando seus documentos em algum estabelecimento comercial que consulta a base de dados do SPC Brasil, o lojista será avisado da perda de documentos e, deverá pedir mais informações para se certificar que se trata do real dono do documento", explica o superintendente de bureau de crédito do SPC Brasil, Nival Martins.

O SPC Brasil também liberou por 30 dias grátis o SPC Avisa, que faz o monitoramento de CPFs para evitar fraudes. O serviço consiste em emitir um comunicado por e-mail, em até 24 horas, sobre qualquer movimentação suspeita em seu documento, como consulta para a realização de compras a prazo, verificação de nome restrito, inclusão de registros de inadimplência, alteração de dados cadastrais, entre outros.

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