Saúde

Governo inclui saúde bucal para pacientes com necessidades especiais na nova PHC

São 53 hospitais que preveem a adesão

Santa Catarina passará a ofertar atendimento odontológico hospitalar para pacientes com necessidades especiais (PNE), por meio da nova Política Hospitalar Catarinense (PHC), que aumentou recursos para unidades hospitalares. A saúde bucal é uma das importantes demandas que passará a ser bancada pelo Governo do Estado na PHC, a qual inseriu a rede de atenção odontológica hospitalar para esse grupo.

São 53 hospitais que prevêem a adesão ao plano e que constituirão a rede que será referência regional para atendimento odontológico dos PNEs que exijam anestesia ou sedação para sua realização. Foram listados hospitais em todas as Regiões de Saúde. "Muitas vezes, o paciente com necessidades especiais não consegue expressar a dor que está sentindo, não consegue verbalizar uma dor de dente e acaba, até mesmo, por causar automutilação. Não podemos permitir que isso aconteça. Através desse atendimento especializado, evitaremos situações como esta", afirmou o secretario de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

A partir da adesão, cada hospital receberá o valor mensal para complementar o custeio da contratação de cirurgião-dentista, o qual fará o atendimento a estes pacientes e apontará a necessidade de sedação ou anestesia de acordo com cada necessidade. O repasse está previsto para acontecer já a partir do início de 2022. Os pacientes odontológicos serão encaminhados pelas equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária e pelos Centros de Especialidades Odontológica dos municípios.


Governador anuncia projeto de apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer Anterior

Governador anuncia projeto de apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer

Extensão de rede beneficia moradores do Ervino, em São Francisco Sul Próximo

Extensão de rede beneficia moradores do Ervino, em São Francisco Sul

Deixe seu comentário