Previsão do Tempo

Confira a previsão para o verão em SC

As informações são do Epagri/Ciram

Verão com influência de La Niña em SC

Precipitação:

No trimestre a previsão é de chuva próxima a média climatológica a abaixo do Oeste ao Planalto e na média a acima no Vale do Itajaí e Litoral de SC. O fenômeno La Niña mantém a chuva mal distribuída, com dias mais ensolarados do Oeste ao Planalto. A circulação marítima (transporte de umidade do mar para continente) e a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) na altura de SP favorecem dias com mais nebulosidade e chuva frequente no Litoral e Vale do Itajaí, sobretudo no mês de janeiro.

Destaque no trimestre os temporais ocorrem com mais intensidade, com granizo e ventania em SC. Por vezes a chuva ocorre com totais mais significativos em curto intervalo de tempo. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em novembro a chuva diminui, em relação a outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação ocorrem normalmente associados à passagem de frentes frias pelo litoral e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste.

Em novembro, dezembro e janeiro diminui a condição favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura na média climatológica em SC. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer podem provocar episódios isolados, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Mas, no decorrer de novembro e dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e serão cada vez mais duradouras.

São caraterísticas da primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em setembro de 2021, as águas no Pacífico Equatorial apresentaram anomalia de temperatura na superfície do mar (TSM) em torno de -0,5°C a -1,0°C e com anomalia positiva de 1,0°C na parte superior da região leste no El Niño 1+2, próximo à costa do Equador, como mostra a Figura 1. Em outubro a TSM a anomalia negativa de -0,5°C a -1,0°C permaneceu em toda na área de monitoramento (Figura 2). Para os próximos meses a previsão é de TSM com anomalia negativa no Pacífico Equatorial, mantendo atuação do fenómeno La Niña até o início de 2022. No Atlântico Sudoeste permanece a anomalia observada nos meses anteriores, negativa de TSM (-1,0°C e -2,0°C) em faixa estreita próximo da costa e no sul do Uruguai e com anomalia positiva no restante da área, em torno de 1,0°C.



Santa Catarina não registra mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas Anterior

Santa Catarina não registra mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

2ª Etapa - Circuito São Chico Eco Festival Próximo

2ª Etapa - Circuito São Chico Eco Festival

Deixe seu comentário