Bloqueio atmosférico mantém tempo seco, com noites frias em SC
Dia do Orquidófilo celebra o encantamento pelas orquídeas e o convívio com a natureza
Em Joinville, a Cidade das Flores, AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas preserva a tradição do cultivo e amor pelas flores há quase 87 anos
Neste domingo, 22 de junho, é celebrado do Dia do Orquidófilo, data dedicada a todos que contribuem para a preservação e cultivo das orquídeas, consideradas as rainhas das flores devido às suas formas, cores, perfume e beleza exuberantes.
Em Joinville, a “Cidade das Flores”, o Dia do Orquidófilo ganha ainda mais representatividade, já que a orquídea Laelia purpurata é a flor símbolo do município e a estrela da grandiosa Festa das Flores que, neste ano, chega à sua 85ª edição e ocorre de 18 a 23 de novembro. Além disso, a Laelia purpurata também é a flor símbolo do Estado de Santa Catarina.
Para o presidente da AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, professor Oraci Reinheimer, ser orquidófilo significa mais do que apreciar e cultivar orquídeas.
“Orquidófilo é a pessoa que ama a natureza, que gosta de observar e respeitar todas as formas de vida que existem nela, especialmente as orquídeas porque nos encantam com a sua beleza, cores, formas e perfumes”, define.
Segundo o professor, o amor pelas orquídeas é cultivado com cuidados que incluem o contato com as flores, observa-las, verificar como estão os brotos e as raízes, como elas estão se comportando no local onde estão colocadas.
Esse trabalho faz parte da rotina do orquidófilo, que dedica parte dos seus dias às cerca de 10 mil plantas, de 4,2 mil espécies, existentes em seu orquidário.
“Esse convívio com as orquídeas é um momento ímpar e ajuda a buscar o que há de melhor em cada um, tanto na planta, quanto no orquidófilo”, declara.
Orquidofilia em alta
Ao contrário do que muitos acreditam, as orquídeas não são flores de difícil cultivo e se adaptam a diferentes ambientes.
Essa versatilidade, aliada ao encantamento que a sua beleza proporciona, vem atraindo cada vez mais pessoas que encontram na orquidofilia uma atividade de entretenimento, bem-estar físico e mental.
“Desde a pandemia, as pessoas começaram a contemplar mais os seus espaços, seus jardins e viram na orquídea um momento de cuidado. Costumo dizer que as orquídeas, as flores e plantas de maneira em geral, mudam o nosso jeito de viver e ver o mundo”, afirma o presidente da AJAO.
E se embora a denominação pareça algo complexo, ser um orquidófilo é algo que está ao alcance de qualquer pessoa, desde que ela atenda a alguns requisitos: “Basta ter o desejo de ser um bom observador, ser paciente e ter dedicação”, destaca o professor Oraci Reinheimer.
Vale lembrar que o ingresso no mundo das orquídeas não precisa ser uma jornada solitária. Às vésperas de completar 87 anos de história, a AJAO é um símbolo de Joinville que reúne aficionados pelo cultivo de orquídeas, ajudando a preservar e disseminar essa tradição da cidade.
E o presidente reforça: “A AJAO está sempre aberta à comunidade que deseja conhecer e aprender mais sobre as orquídeas. Para nós, é uma honra e um prazer compartilhar essa arte com pessoas que têm a sensibilidade de perceber e vivenciar a alegria de conviver com as orquídeas”.
A AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas fica na rua Saguaçu, 212, bairro Saguaçu (anexo ao restaurante Casa do Capitão, na subida para o Mirante de Joinville).
As pessoas interessadas em saber mais sobre orquídeas, podem acessar as redes sociais da AJAO no Instagram (@ajao.joinville) e no Facebook (@ajaojlle), ou entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (47) 3422-5585.
Deixe seu comentário